(21) 2537-4046 | (21) 99707-5942      contato@michellebalarini.com.br    |   

Dormir mal engorda? Entenda a relação entre o sono e a fome

Os impactos de noites mal dormidas no corpo vão além do surgimento das olheiras. A ausência de um sono reparador aumenta os níveis de estresse, afeta o sistema imunológico, causa oscilações de humor e também aumenta consideravelmente a fome. Por isso, frequentemente as noites de sono mal dormidas estão ligadas ao ganho de peso e à obesidade.

Ao dormir mal repetidamente, o nosso corpo reage entrando em estado de estresse crônico e passa por algumas mudanças hormonais, como o aumento dos níveis de cortisol, um hormônio que aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial, entre outros.

Além da resistência à insulina, a privação do sono aumenta o apetite, principalmente os hipercalóricos. A leptina e a grelina, dois hormônios ligados ao apetite, sofrem alterações quando o nosso sono está desregulado: ao dormir pouco, o nosso corpo diminui a produção de leptina – o hormônio da saciedade – e aumenta a produção de grelina – que estimula o apetite. Com isso, acabamos comendo mais do que o necessário e isso pode resultar em sobrepeso e obesidade.

Os hormônios do nosso corpo, fundamentais para o funcionamento do organismo, respeitam o ciclo circadiano (ciclo do sono). Por isso, ele deve ser encarado como a base da nossa saúde, pois regenera nosso corpo e nossa mente e nos fornece energia para encarar o dia a dia.

Se você tem problemas para dormir, procure um médico e converse sobre a sua rotina!

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!